Acordo de Pesca na baía de Ilha Grande / RJ – a caminho da implementação

A estratégica política de Acordo de Pesca da Baía de Ilha Grande/RJ está em pleno desenvolvimento. Após aprovação social em reunião realizada em dezembro de 2009 pelo Ministério da Pesca e Aquicultura, juntamente com a Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (FIPERJ), Secretaria Municipal de Pesca e Agricultura, Câmara Municipal de Paraty, Colônia de Pescadores Z18 e Associação dos Maricultores do Município de Paraty e (AMAPAR), a materialização e execução do Acordo de Pesca está em fase final.

A política foi aprovada por unanimidade nas reuniões plenárias em Angra dos Reis, Ilha Grande e Paraty, tanto pelos pescadores e aquicultores, assim como pelos órgãos envolvidos das três esferas de governo.

Hoje, está em fase final a formalização de um convênio para a concreta implementação do Acordo de Pesca. Contando com a integração de todos os órgãos envolvidos, o Plano de Trabalho será financiado por Emenda Parlamentar de autoria do deputado federal Luiz Sérgio (PT/RJ). A emenda tem o valor de 250 mil reais.

A Baía de Ilha Grande é uma região que reúne cenários, atores e interesses de elevada representatividade e expressão no contexto nacional e uma das atividades da pesca e ,mais recentemente, a maricultura. A região tem imenso potencial na criação de organismos marinhos e é a maior produtora de sardinha do estado e a segunda em camarões, abrigando ainda mais de oito pescarias de cunho industrial e expressiva pesca artesanal.

As próximas reuniões com a sociedade sobre o tema acontecerão nos dias 30 de abril (Ilha Grande – 9h e Angra dos Reis – 14h) e 01 de maio (Paraty – 09h). Nestas reuniões devolutivas, será apresentada a dinâmica de desenvolvimento da política.

MPA

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.