Aprovada construção de quatro embarcações no estado da Bahia pelo Ministério da Pesca e Aquicultura

O Ministério da Pesca e Aquicultura e o Governo do Estado da Bahia se reuniram no último dia 31 em Salvador, para definir os últimos detalhes do projeto aprovado para construção de quatro embarcações de pesca oceânica no Estado, através do Programa Nacional de Financiamento da Ampliação e Modernização da Frota Pesqueira Nacional – Profrota Pesqueira.

O resultado da reunião foi à inclusão da Bahia Pesca como agente no processo de capacitação de cooperativas de pesca para a captura de atuns e afins e como participante em um programa federal que cria as condições para instalação da pesca oceânica no estado da Bahia.

O objetivo do encontro foi de estabelecer os ritos finais para capacitação, incubação e contratação dos projetos junto ao Banco do Nordeste que é o agente operador do Programa Profrota nos Estados do Nordeste.
A contratação para construção das quatro embarcações representa investimentos de aproximadamente R$15 milhões de reais através de financiamento direto pelo Banco do Nordeste, capacitação das cooperativas e equalização das taxas de juros pelo MPA para ao Estado da Bahia.

Segundo o Coordenador Geral de Incentivo e Apoio ao Crédito do MPA, Marcelo Burguez, as quatro embarcações, quando prontas e em operação, representarão um incremento na produção baiana de pescado de aproximadamente 800 toneladas ano, conforme perspectiva de captura e capacidade de porão das embarcações financiadas. “As novas embarcações atuarão junto ao novo terminal pesqueiro em fase de construção em parceria entre Governo Federal e Governo do Estado da Bahia”, complementa Marcelo.

Além de representantes do MPA e do Governo do Estado da Bahia, o encontro contou com a participação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFBA, da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares – ITCP-IFBA, do Banco do Nordeste – BNB, da Cooperativa Mista de Pesca de Itacaré – COOMPI e da Cooperativa Pescadores de Camaçari – COOPESC.

O Profrota Pesqueira é do programa do Governo Federal para programa de financiamento para renovação, conversão, modernização, recuperação e ampliação da frota de embarcações pesqueiras destinadas à pesca oceânicas.

MPA

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.