Ministro quer maior festival gastronômico do País divulgando o pescado

O ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, estará presente hoje à noite, dia 13 de abril, em Brasília, na abertura do Festival Sabor Brasil, o mais importante evento da gastronomia nacional. O festival, promovido pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), ocorrerá simultaneamente em todas as capitais brasileiras no período de 14 de abril a 16 de maio.

A abertura do evento será realizada no Centro de Convenções Ulysses Guimarães e contará com a presença de aproximadamente duas mil pessoas. A partir da próxima quarta-feira o público terá a oportunidade de freqüentar no local 79 restaurantes em 99 endereços. Os organizadores acreditam que, nos 33 dias do evento, sejam vendidos apenas em Brasília mais de 45 mil pratos. A capital federal – o terceiro pólo gastronômico do Brasil – será homenageada pelo seu aniversário de seus 50 anos.

O governo federal, através do Ministério da Pesca e Aquicultura, é parceiro da Abrasel na realização do festival e de outros eventos programados para este ano em todo o País. O ministério entende que o festival e outras iniciativas são uma excelente oportunidade para se incentivar o consumo de pescado em bares e restaurantes e a comercialização direta entre os produtores de pescado e os associados da Abrasel.

Também é o momento propício para a difusão tecnologias, métodos e equipamentos voltados para a culinária à base de peixe, crustáceos e outros seres vivos. Em 2010 o ministério destinou aproximadamente R$ 1,4 milhão para o Festival Sabor Brasil e outros eventos da Abrasel. A entidade representa um segmento responsável por 2,4% do PIB brasileiro.

O brasileiro precisa comer mais pescado. Atualmente o consumo é de sete quilos de pescado por ano em média, enquanto a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda 12 quilos.

MPA

Veja também

Projeto Prorobalo Unesp de Registro capacita guias de pesca

É promovida a prática da pesca amadora responsável Projeto da Unesp de Registro vem promovendo …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.