Pesca ameaça sobrevivência de golfinho de Maui


SIDNEY – O Fundo Mundial para a Natureza (na sigla em inglês, WWF) denunciou nesta quarta-feira, 19, que as redes que os pesqueiros usam na Nova Zelândia ameaçam a sobrevivência do golfinho de Maui, espécie ameaçada de extinção.

A organização aponta em sua página da internet que esses golfinhos, somente encontrados na costa oeste da Nova Zelândia, necessitam de “proteção urgente”, já que não são capazes de perceber as redes de náilon utilizadas para a pesca comercial e ficam presos nelas.

Eles acrescentaram que, uma vez enroscado, o mamífero não é capaz de alcançar a superfície para respirar e se afoga em questão de minutos. O WWF incitou o governo neozelandês a ampliar a zona de proteção em que não se podem usar essas redes.

O diretor do WWF, Chris Howe, assegura que em dezembro passado 22 golfinhos de Maui, os menores do mundo, foram encontrados mortos nas redes de um pesqueiro e manifestou que isso prova que os atuais controles não estão funcionando para defender espécies marinhas em perigo.

O ministro do meio ambiente, Steve Chadwick, disse que Wellington considera que não é realista obrigar pesqueiros a retirarem as redes além das áreas protegidas e alegou que a captura dos 22 golfinhos foi “acidental”.

EFE

Veja também

Goiás – Lei da Cota Zero será renovada por mais três anos

Os rios goianos são, sem dúvida, um dos maiores patrimônios de Goiás. A biodiversidade e …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verificação Segurança (obrigatorio) * Time limit is exhausted. Please reload CAPTCHA.